CONHECENDO NOVAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Tecnologias Assistivas são tema do encontro que aconteceu na FEEVALE

Alunos bolsistas na oficina de Tecnologias Assistivas

No encontro de outubro, que ocorreu no dia 30, os professores de LIE participaram de uma oficina sobre Tecnologias Assistivas na FEEVALE. A professora coordenadora Regina Heidrich, responsável pelos cursos que envolvem esta área, vem desenvolvendo um trabalho bem diferenciado com equipes de alunos bolsistas de diversas áreas (educação, designer, História, entre outros). 
Scencebook - livros sensoriais

Scanner de mesa - encaixando os cubos

Scanner de mesa - despencando as pétalas da flor

Testando o Emotive Magnific

O grupo pode conhecer e experimentar softwares, equipamentos e material didático direcionado ao atendimento de alunos com necessidades especiais diferenciadas. Outra proposta apresentada foi a de  visitação virtual (em 360º) ao Museu Júlio de Castilhos, Praça da Matriz e entornos, trazendo uma grande proximidade da realidade. 

Projeção virtual do Museu Julio de Castilhos e centro de Porto Alegre

A professora Regina enfatizou a busca por parcerias estendendo o convite aos professores que gostariam de se engajar em pesquisas e no desenvolvimento de materiais para esta área.

... os estudos em tecnologia assistiva vêm cooperando sobremaneira com vistas à constituição de uma escola regular na perspectiva da educação inclusiva. Os recursos de tecnologia assistiva (TA) contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (GALVÃO FILHO, 2009; BERSCH, 2013; BRASIL, 2009). 

Comentários